Compartilhe!

Por It’s Informov

A aproximação com a natureza nos traz inúmeros benefícios à saúde, como o aumento da produção de hormônios da felicidade e a redução da ansiedade

E se, em vez de ter que ir a um parque para ver um pouco de verde, você pudesse entrar em contato com plantas no escritório? Cada vez mais isso é possível, graças ao design biofílico.

A biofilia é, basicamente, uma inclinação natural dos seres humanos a se conectarem com a natureza. No design de arquitetura biofílica, essa aproximação se dá por meio de promover essa conexão em casas ou em escritórios com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Um jardim vertical, uma varanda com árvores nativas e plantas em salas de reuniões: tudo isso vem sendo aplicado por empresas como Amazon, Microsoft e Google. Nesta última, inclusive, são aplicados princípios de luz natural e, no escritório da marca em Chicago, nos Estados Unidos, cada indivíduo pode regular a luz sob a qual trabalhará de forma a simular os raios solares.

E já que o apelo da Biofilia não é apenas visual, é importante lembrar que diversas espécies de plantas ajudam a produzir mais oxigênio e tornam, assim, o ar mais puro. Outra característica desta vertente da arquitetura é a sonora: em muitos ambientes, sons de água corrente complementam as características verdes. Aromas? Também.

Se a Biofilia ainda não te convenceu, saiba que pesquisadores da Noruega concluíram que a produtividade é maior para quem está perto da natureza. Um teste foi feito com pessoas que leram o mesmo documento – a velocidade foi maior entre quem lia perto de plantas, luz ou acústica naturais.

Safe Place to Work