Compartilhe!

Por Lygia De Luca

Com o home office durante a quarentena, os escritórios precisaram reinventar a dinâmica de como se reúnem com a equipe, clientes e as Reuniões online se tornaram essenciais

O COVID-19 mudou radicalmente as nossas vidas. O isolamento forçou todos repensarem a forma de viver – e as empresas, o jeito de trabalhar. O home office em meio à pandemia garante segurança aos funcionários enquanto coloca em xeque o modelo de trabalho, agora remoto.

Reuniões online

O desafio de trabalhar em casa é manter a produtividade e união das equipes. As reuniões online agora fazem parte da rotina de todos. No formato de vídeo chamadas, os encontros não diferem do trabalho presencial: exigem o mesmo comprometimento.

Para manter as tarefas em dia, há ferramentas que atendem todos os tipos de necessidade. O Google Suite é uma versão profissional das ferramentas que já conhecemos; o Slack é uma evolução do WhatsApp, focado na comunicação corporativa; para organizar projetos, o queridinho é o Trello; e o Workplace dá acesso às novidades da empresa.

As vídeo conferências não se limitam às reuniões online. Recentemente, a Viacom do Brasil promoveu uma grande coletiva de imprensa sobre a estreia do reality show “De férias com o Ex”.

As reuniões online podem ser feitas por meio de aplicativos como o Zoom, Google Hangouts e Meet, Skype, e Facebook Messenger.

Mesmas demandas, novo cenário

Mais do que nunca, é preciso que o ambiente de trabalho seja saudável. Garantir a ergonomia, enviando equipamentos aos funcionários, é um cuidado que faz toda a diferença. Para quem está em casa, ser fiel ao horário de almoço, reservar uns minutinhos para o café ou encontrar virtualmente um colega de equipe para um brainstorm são formas de driblar a solidão e manter a saúde mental em dia.

Os gestores devem auxiliar na organização de tarefas e estabelecer limites para evitar que o home office seja estendido para longe do período comercial.

Hoje, reuniões online se tornaram essenciais também para as novas contratações. Para se ter uma ideia, startups já abriram cerca 1500 vagas de trabalho. O Nubank, famoso pela gestão humanizada, contratou 155 pessoas só neste período e envia aos novatos o equipamento de trabalho acompanhado por um kit personalizado de boas-vindas.

Man photo created by freepik – www.freepik.com

A redução do custo de operação e a fuga do trânsito são só alguns dos benefícios proporcionados pelo home office. Segundo estudo do professor Andre Miceli, da FGV, a escolha por comunicação e reuniões online deve crescer 30% mesmo quando os escritórios puderem reabrir. Em um período desafiador, fica o aprendizado: é possível estabelecer uma nova dinâmica de trabalho sem sacrificar as metas e os objetivos da corporação.

 

Safe Place to Work