Compartilhe!

Por Maria Alice Fontes, Psy. PhD e Thiago Fernando da Silva, MD

À medida que as restrições à pandemia são flexibilizadas, a incerteza sobre o retorno pode desencadear ansiedade, medo e consequentemente o retorno ao estado de estresse.

São diversas as dúvidas sobre o ambiente de trabalho, passando pela exposição nos meios de transportes e o medo de contrair a doença e de trazer o vírus para casa. Tudo isso irá requerer uma nova adaptação, que naturalmente causará ansiedade num primeiro momento.

Se você estiver voltando ao trabalho, certifique-se de seguir as medidas que entrarão em vigor para mantê-lo seguro. Garanta meios de proteger você e seus colegas de trabalho. Siga as recomendações dos órgãos oficiais de cuidado à saúde.

Precauções como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, manter as máscaras bem colocadas sobre o nariz e a boca, e limpar as superfícies, podem fazer com que todos se sintam mais seguros e consequentemente menos ansiosos. Cuidado para não transformar esses cuidados diários em fontes adicionais de preocupações desproporcionais.

Evite salas cheias e mantenha seu espaço de trabalho a pelo menos um metro do colega mais próximo. Quando possível, verifique se é possível trabalhar de casa ou alterne os turnos de trabalho. Crie um plano para você e seus colegas gerenciarem a transição. A saúde física e mental está intimamente interligada. A prevenção da ansiedade deve começar ao seguir as precauções de segurança recomendadas, associadas com dicas de saúde mental.

Enquanto você faz a higiene das mãos pode também praticar exercícios simples para a redução do estresse. Por exemplo, fazer cinco respirações profundas sempre que lava as mãos por pelo menos 20 segundos, pode reduzir a ansiedade, aumentar a concentração e até diminuir a pressão arterial.

Outra boa maneira de manter sua saúde mental durante esse período de constantes mudanças e incertezas é manter uma agenda positiva em sua rotina diária. Dedique-se a pequenas coisas que lhe dão satisfação, pode ser uma caminhada ao ar livre, tomar uns minutos de sol ou qualquer outra coisa que você possa gostar. Olhe o que tem de bom ao seu lado, pois dar atenção a negatividade faz com que nossa mente se volte apenas para isso, sem perceber o que há de positivo.

Outra dica é praticar a gratidão e a aceitação. Quando aceitamos as emoções e as compreendemos, podemos entrar no modo de resolução de problemas. A gratidão pode ser praticada ao anotar no seu celular coisas que te fazer sentir-se grato, acrescentando itens na sua agenda diariamente. A prática da gratidão é um excelente modulador do humor.

Com o tempo, voltaremos não apenas a um novo normal, mas a uma aproximação do antigo normal. Abraços e apertos de mão ressurgirão. A aproximação física faz parte da natureza humana e também da nossa cultura. Esperamos que métodos adequados de tratamento e até mesmo uma vacina sejam desenvolvidos, porém nesse momento sejamos conscientes dos riscos e façamos nossa parte para preservar mais vidas.

Fonte: http://www.clinicaplenamente.com.br/novidade/63/retorno-ao-trabalho-pos-pandemia-maria
Imagem: Unsplash
Safe Place to Work